quinta-feira, 13 de agosto de 2015

SkyTrail 3 - De Alvoco da Serra à Torre e descida para Vide

Paisagem serrana, imagem captada entre Alvôco e Loriga

O epílogo da jornada de três dias pelo maciços centrais das Serra da Lousã, São Pedro de Açor, e Estrela, terminou de forma fantástica na "Torre", em 30 de Março de 2015. No mesmo dia a arrepiante descida para Vide, atendendo às velocidades atingidas, constituiu a "mini etapa" de consagração de uma volta que deixou nos intervenientes o irresistível desejo de voltar a repetir, numa próxima oportunidade, proeza semelhante...



sábado, 25 de julho de 2015

Caminho Português de Santiago pela Geira ou Via Nova.

Coimbra, 25 de Julho de 2015, dia de Santiago.




Com partida prevista para as 04:50 H do próximo Domingo, os "meninos" da imagem acima já contam com 4,7Kg cada. Vai ser bem sofrida a subida do Gerês, que se perspectiva para o 2.º dia. No primeiro dia, do Porto percorremos parte do Caminho da Costa, até Esposende, invertendo depois Braga, onde contamos pernoitar,

Daqui seguiremos em direcção ao Gerês, pela Geira, até entroncarmos na Via da Prata, em Ourense.





segunda-feira, 6 de julho de 2015

Skytrail, Lousã-Açor-Estrela,

2.º dia, do Fajão a Alvoco da Serra

Sala transformada em albergue

A fadiga acumulada ao fim do primeiro dia começava a fazer alguns estragos no seio do pelotão, com alguns dos cicloturistas a ressentirem-se de um esforço a que não estão normalmente habituados, o destaque vai, por inteiro, para o Rui Salgado, sem dúvida o elemento que apresentava as maiores queixas.

Com a sala Fajão-Cultura, da Junta de Freguesia, transformada num autêntico albergue, à imagem dos Caminhos de Santiago, a noite antevia-se animada, aqui e ali abrilhantada por música de percussão original e de bom nível, com artistas exímios na execução.
Fajão - casario em xisto

Na verdade não foi fácil tranquilizar os rebeldes do pelotão, no entanto a fadiga acabou por falar mais alto, e, mesmo com a persistência de alguns ruídos, a quietude da noite instalou-se quase por completo.

Pouco tempo depois de surgirem os primeiros raios de sol, prepararam-se as bicicletas com os alforges e seguimos em romaria até ao único café aberto na localidade.


domingo, 21 de junho de 2015

O meu Caminho de Santiago para 2015

Com o falecido Zapatones, em 2012. Final do Caminho Português Interior de Santiago.
Falta pouco mais que um mês para iniciar novamente o Caminho Português de Santiago. 

Este ano após a viagem de comboio entre Coimbra e Porto, a intenção é seguir pelo bicicleta pela via central, por São Pedro de Rates, e, em Barcelos, inflectir para Braga, onde será obrigatória a passagem por São Martinho de Tibães e pelo  cenóbio de São Frutuoso de Montélios .


De Braga, rumaremos para Amares, Sta. Cruz, onde, pela Geira Romana, seguiremos por Covide, Campos do Gerês, Portela do Homem, e, já na Galiza, Torneiro, Lobios, Celanova e Allariz. Nesta localidade apanharemos a Via da Prata, por onde pretendemos seguir para Compostela, reeditando parte do Caminho já percorrido em 2012.

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Compostela

A Credencial do Peregrino obtém-se em Santiago de Compostela na Oficina do Peregrino ou nas sés catedrais, situadas em cidades, pontos de passagem dos Caminhos de Santiago. Nomeadamente Lisboa, Coimbra e Porto, em Portugal;  Saint Jean-Pied-de-Port, França; Tui, Roncesvalles, Pamplona, Burgos, Léon, Salamanca..., em Espanha. 

Tem espaço reservado aos carimbos, "sellos". A credencial permite pernoitar em albergues exclusivamente destinados a peregrinos. Em Portugal permite beneficiar de desconto nas Pousadas de Juventude.

Para os que fizerem gosto, na Oficina do Peregrino, em Santiago de Compostela, é com a a credencial, devidamente carimbada, que se solicita a emissão da "Compostela". 

Mais informações em http://peregrinossantiago.es/esp/


Certificados, Fig.1, e credenciais, Fig.2, dos meus Caminhos: Francês, Finisterra e Muxia, Português Interior, Central Português ou do Lima e da Costa ou Nordeste.



Fig. 1 - Compostelhanas.
Fig. 2 - Credenciais 


sábado, 7 de fevereiro de 2015

Serra da Estrela

Manteigas - Trilhos Verdes

Para além do manto branco que é habitual apresentar em épocas mais frias, a Serra da Estrela, nas suas múltiplas vertentes, oferece uma diversidade paisagística notável.
A riqueza de fauna e flora, as cambiantes da morfologia entre as encostas que se estendem para além do Maciço Central, são elementos que pela sua raridade e beleza nos convidam, só por si, a conhecer as inúmeras rotas pedestres, algumas também acessíveis a bicicletas.

"Manteigas Trilhos Verdes" é um sítio onde podemos encontrar informação útil e esclarecedora para percorrer um conjunto apreciável de rotas e demais curiosidades sobre uma região tão vasta e atraente.   
Assim, fomos conhecer... 


terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Caminho Português, 4.º dia, de "Arcade" a Santiago

Pelas Rias Baixas: Puente Sampayo, "Vrea Vella de A Canicouba", Pontevedra.


"Puente Sampaio - Rio Verdugo"
Domingo, 14 de Setembro de 2014. Arcade, após uma tranquila e reconfortante noite de descanso, a manhã apresentava-se cinzenta ameaçando trazer alguma chuva.
"Puente Sampaio"

No “Lar de Pepa”, albergue em que pernoitei depois da extenuante e magnífica jornada de Caminha até Arcade, relatada na Edição 42 da "Passear", mal saí do quarto, abeirei-me do terraço onde contemplei o casario que se estende até à ria de Vigo.

Depois de examinar as nuvens e tentar adivinhar se a chuva me acompanharia na jornada, recolhi ao quarto com o intuito de arrumar os alforges, inspeccionar a bicicleta e, por fim, partir para a derradeira jornada do Caminho Português de Santiago, pela Costa.



segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Caminho Português pela Costa, 3.º dia, 13 de Setembro de 2014, de Caminha a Arcade

Igreja de Seixas
Noite tranquila e de profícuo descanso no Albergue de Caminha, as peregrinas da Catalunha, perante eventuais ruídos nocturnos procedente de sinfonia "ronqueira", ou evitaram simpaticamente pronunciar-se, ou então estariam tão fatigadas que a tudo resistiram. 
Gosto de pensar que tudo correu a preceito e não impedi ninguém de dormir, com incómodo ressonar. 
A jovem israelita foi a primeira a madrugar, e cedo colocou pés ao "Caminho". Também me despachei, mesmo sem o José Botelho e o Joaquim Tavares, companheiros habituais de anos anteriores, a atazanarem-me os ouvidos, consegui sair cedo. Era imperioso recuperar quilómetros. Não podia voltar a preguiçar como no primeiro dia, logo após a saída do Porto.



quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Caminho Português pela Costa, de Marinhas até Caminha








A descer para o Neiva

Terça Feira, 16 de Setembro de 2014

Embora a chuva ameaçasse, uma ligeira brisa e a temperatura amena favoreciam o andamento.
O ritual matutino acaba por ser idêntico, variando apenas de lugar para lugar. Preparar a bicicleta, montar os alforges, este ano um pouco mais pesados que o habitual, aprovisionar água quanto baste e demais utilidades necessárias à jornada.
A primeira boa surpresa do dia surgiu próximo do rio Neiva.  Um bonito percurso em terra, estreito e sinuoso, percorrido na companhia de um grupo de Braga, folgados no peso das bicicletas e nos quilómetros. Boa malta.








quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Caminho Português de Santiago pela Costa

Ligação Aveiro - Porto, 101 km registados
De Aveiro ao Porto pela costa.

O desencontro de datas impediu que neste Verão pudesse fazer os Caminhos de Santiago em bicicleta, como tem sido hábito desde 2008, com o Joaquim Tavares e o José Botelho, apenas com um interregno entre 2010 e 2011.

No entanto, não consegui resistir a uma forte vontade de seguir as setas amarelas, a partir de um qualquer lugar.

Surgiram duas hipóteses, iniciar a 27 de Setembro a “Via de la Plata”, a partir de Salamanca, cidade irmã de Coimbra, ou, não querendo rumar para tão longe ir até à Invicta e conhecer o Caminho da Costa.

Ciclovia da Cortegaça
Optei pela segunda e, a 10 de Setembro, na companhia do amigo João Paulo Simões, tomámos a direcção do Mosteiro de Santa Clara-a-Nova, em Coimbra, onde adquiri e carimbei a credencial de peregrino.

No entanto, oficialmente apenas comecei a fazer o Caminho da Costa, a partir do Porto, no dia seguinte.

Rumámos até Aveiro, estacionando o automóvel próximo da estação de caminho de ferro, onde montei a bicicleta, desta vez não me esqueci da roda em Coimbra!



Senhora da Pedra
A partir de Aveiro e ao longo da ria, iniciámos um passeio pelo litoral, pedalando pelas ciclovias existentes e aproveitando para visitar algumas praias: Furadouro, Cortegaça, Esmoriz, Espinho, Senhora da Pedra, Afurada, Gaia e finalmente o Porto, sempre "escoltado" pelo João Paulo,  com grande inveja de não me poder continuar a acompanhar, por razões profissionais,



Como não tinha reservado alojamento, pensei que teria de me dirigir o quanto antes à Pousada de Juventude, mas ainda subi à Sé, seguindo as setas amarelas, para carimbar a credencial, e marcar o início oficial do Caminho de Santiago pela Costa.

Gaia/Porto, final do 1.º dia de ligação.
Não posso deixar de fazer um apelo à Câmara Municipal do Porto, pedindo o melhoramento da sinalética para Compostela. Sei que aos peregrinos não se dá grande importância, mas como também há muitos turistas que igualmente fazem os Caminhos a partir do Porto, talvez esses sejam objecto de maior atenção. Mesmo por uma questão de imagem, como está tão em voga dizer-se.

Na pousada da juventude ainda houve tempo para fazer alguns amigos, das Canárias, do Brasil e da Irlanda. Ter de cozinhar "raviolli" não teve a mesma graça que no ano de 2013, onde preparei massa com atum para a minha pessoa, para o José e para o Quim.

1.º dia no Caminho Português de Santiago pela Costa, a partir do Porto.



Senhor do Padrão ou Senhor da Areia  - Matosinhos
Logo que iníciei a 1.ª jornada, encontrei os primeiros peregrinos, ainda na Foz. Fui pedalando de forma pachorrenta, não tinha ninguém à minha espera, nem o Quim e o Aguiar a puxar por mim, e assim fui desfrutando do ar e da indiscutível beleza da paisagem marítima.

Depressa cheguei a Vila do Conde, mesmo com imensas paragens para captar algumas fotos, indispensável reabastecimento e entabuar conversa com um ou outro peregrino.


quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Caminho Português da Costa

Entre Espinho e o Porto
Antes de começar a crónica relativa ao meu Caminho Português de Santiago, pela Costa, o qual iniciei em Aveiro, pedalando na companhia do João Paulo Simões, sempre ao longo da ria até ao seu final, continuando pela orla marítima, até à cidade do Porto, após ter saído em 10/09/2014 da cidade de Coimbra, onde adquiri e carimbei a Credencial no Mosteiro de Santa Clara a Nova, entendi que devia publicamente expressar o meu reconhecimento ou agradecimento a algumas pessoas a que abaixo faço referência.


Senhora da Pedra
Assim, desde o João Paulo, que pedalou comigo os primeiros 100 km de ligação à Invicta, transportando na sua viatura as bicicletas de Coimbra até à vizinha e bonita cidade de Aveiro, à Sandra Marina que me apoiou na decisão de fazer mais um Caminho, quero, neste espaço, referir igualmente dois verdadeiros amigos, o José de la Riera, pela atenção e informações prestadas, e, em particular, o Luís Freixo, pela bondade e empenho generoso, traduzido na preciosa ajuda que me prestou no último dia, na cidade de Vigo, quero endereçar o meu reconhecido agradecimento.


Compostela
O meu reconhecimento também ao José Botelho e Joaquim Tavares, habituais companheiros de Caminho e que  imponderáveis de diversa ordem impediram a que fizéssemos o Caminho de Santiago juntos, como tem sido hábito. Contudo não perderam pitada, e foram incentivando, mesmo à distância.




Albergue de "Aguncheiro", em Mougas
Uma vez no Porto, a minha intenção foi seguir o Caminho de Santiago, pela Costa, o que efectivamente sucedeu, a partir do emblemático local do Castelo do Queijo, na Foz, logo seguido pelo Padrão da Légua, em Matosinhos. 

Primeiro pensei em seguir por La Guardia, Baiona, Ramalhosa e Vigo, derivando pelo Salnés, mas a leveza de algibeira orientou-me por Cerveira, Valença e Tui.


Mosteiro de Santa Maria de Oia



quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Caminho Português de Santiago pela Costa

No Caminho Português Interior de Santiago, em 2012

Em 2012 retomei os Caminhos de Santiago, o último tinha sido em 2009, logo com o difícil, mas não menos belo Caminho Interior, de Coimbra por Viseu, Lamego, Ourense, até Compostela.

No ano transacto conheci o Caminho Central Português, de Coimbra a Santiago. Hoje vou iniciar a partir do Porto, com ligação de comboio de Coimbra a Aveiro e daqui partindo de bicicleta até à Cidade Invicta, onde darei início ao meu Caminho Português pela Costa. 

Ultreia e Suseia

sábado, 30 de agosto de 2014

Caminho Português de Santiago - Coimbra

Grupo de seis madrlenos a Caminho de Santiago
Na semana da rentré ao serviço, logo pela manhã, passei, à saída de Coimbra por seis Peregrinos a Santiago, iniciaram o Caminho em Lisboa, todos oriundos de Madrid, até ao destino final em Compostela. A todos um Bom Caminho

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Bicicletas, a moda que pegou de estaca.


Texto e Fotografia: António José Soares
Longe vão os tempos dos inícios dos anos noventa, ocasião em que comprei a "velinha Órbita de montanha", pela quantia de 42.000$00, correspondentes a 200 euros actuais, para dar umas "voltinhas" de fim-de-semana por Coimbra e região limítrofe.

Então, era raríssimo cruzar-me com outros ciclistas a quem saudar com o tradicional "bom dia". Na altura a moda parecia ter pegado e formou-ser um grupo heterogéneo, para "voltinhas domingueiras", que passaram a ser obrigação domingueira.

Contudo o grupo foi-se dissolvendo ao longo do tempo, por razões díspares. No entanto lá fui resistindo, mas vicissitudes várias forçaram a escassa utilização da bicicleta.

2007 foi um ano de viragem, passei a utilizar a bicicleta de forma mais regular, sobretudo nas deslocações para a minha actividade profissional, com novo fôlego, em parte motivado pela conclusão do Caminho Francês de Santiago,o qual percorri ao longo de onze jornadas, até concluir os seus 840 km, na Praça do Obradoiro.

Paulatinamente passei a engrossar o grupo dos "cicloactivistas" que, com a sua persistência, procuram captar e influenciar outros interessados a uma prática lúdica e desportiva, bem salutar. Apenas lamento a fraca utilização da bicicleta de 2010 a 2011, de que me ressenti mais tarde, facto de que me arrependo, sobretudo pelos dias em que não consegui vencer a preguiça.

Por Julho de 2012, então de férias na praia do Carvalhal, na Comporta,  comecei a intensificar uma prática que não precisa de argumentos para justificar a sua adopção. Então não me recordo de ter visto algum ciclista por aquelas paragens. No entanto, regressando ao mesmo local, dois anos mais tarde, para um curto período de férias, desta vez em Agosto, foi  com agrado que verifiquei o  aumento exponencial de utilizadores de bicicleta  a circular localmente no acesso às praias, outros de passagem, com alforges nas bicicletas, pedalando ora  para norte ora para sul,  indiciando voltas mais longas.


Antiga ponte ferroviária da linha do Dão, agora transformada em 50 km de via totalmente ciclável, sem dúvida um projecto de sucesso, com recurso a fundos comunitários.
Felizmente constata-se cada vez mais a existência de movimentos espontâneos sobretudo de ciclistas ou "cicloturistas" que procuram cativar, nomeadamente através  da demonstração de experiências positivas, no âmbito da mobilidade suave, demonstrando experiências cativantes, sobretudo dando a conhecer lugares fantásticos do cantinho lusitano, através de pequenos vídeos ou com recurso à fotografia.

Pontualmente vão surgindo também algumas infra-estruturas, com vias ou pistas apelativas à circulação de bicicleta, geralmente por iniciativa de uma ou outra autarquia.


Infelizmente, os casos são esporádicos e embora existindo um documento orientador estratégico, para a implementação de projectos de meios de transporte suave, amigos do ambiente, a efectivação dos mesmos tem sido escassa.


Ciclovia na Murtosa: nem sempre o recurso a tapetes betuminosos para construir ciclovias é a solução mais adequada, os "estradões" como ilustra a imagem é uma boa solução para percursos mais ecológicos.

Apenas com determinação, grande desígnio estratégico e séria vontade de fazer obra concertada envolvendo os governos nacional e regionais e autarquias, independentemente da cor política, assim como as empresas de transporte de passageiros, com dimensão nacional e regional, será possível atingir metas que todos desejaríamos.
Ponte da Cal ladeada de ponte metálica pedonal. A edificação de estruturas que facilitem a circulação pedonal e de bicicletas é sempre de enaltecer.

A CP poderia e devia ter uma acção mais pro-activa, bem como a Carris e os STCP, os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra, os Transportes Municipais de Braga, assim como demais serviços de outras cidades, facilitando e incrementando a circulação de bicicletas no material circulante, no caso das empresas de transportes e as autarquias com politicas efectivas e eficazes de incentivo à salutar utilização das duas rodas não motorizadas.

A prioridade às obras faraónicas de custos elevadíssimos e benefícios reduzidos para populações, tem sido o caminho seguido, as verbas despendidas em alguns dos viadutos da autoestrada 13, dariam para financiar folgadamente a conclusão do projecto Metro Mondego, obra começada e inacabada. Deixo aqui a sugestão para que se aproveita a obra feita em pista ciclável, como forma de minimizar prejuízos às populações de Miranda do Corvo, Lousã e Coimbra.   


Está também ao nosso alcance participar, apelando e dando sugestões, mobilizando mais interessados, para engrossar cada vez mais o grupo dos "cicloativistas". No entanto é importante assinalar que cabe sobretudo às organizações empresariais e territoriais corresponder à vontade, cada vez mais expressiva e generalizada de uma grande franja da população portuguesa.
Ponte Pedro e Inês, ligando o Parque Verde, implantado nas duas margens do Mondego, em Coimbra, epicentro de uma vasta zona ciclával.


Termino com um apelo, façamos de Setembro o mês europeu sem carros suplantando o dia ou a semana europeia sem carros.

Por fim, parafraseando o saudoso e excelente jornalista Vítor Santos, se bem que a propósito de um outro tema, atrevo-me a dizer que finalmente a "bicicleta pegou de estaca". Não se trata apenas de uma moda passageira, antes de um modo de vida ou melhor, de uma forma de estar na vida.


Mobilidade em destaque:


Torres Vedras

O município disponibiliza um sistema de aluguer de bicicletas públicas - "Agostinhas". O cognome  consiste numa homenagem ao ilustre ciclista  Joaquim Agostinho. As "Agostinhas", estão distribuídas por 11 Estações de Bicicletas Públicas,  pela Cidade de Torres Vedras, junto às escolas, áreas comerciais e serviços públicos. São disponibilizadas bicicletas standard a pedal e eléctricas. Também são disponibilizadas bicicletas com cadeiras para crianças e cestos de transporte de pequenos objectos.



San Sebastian


Merecê de excelente aproveitamento de verbas comunitárias, ao abrigo do Programa Civitas, tem uma rede de ciclovias urbanas invejável, exemplo a seguir em toda a Europa.

segunda-feira, 21 de julho de 2014

"Do Castelo à Boa Viagem" - III Parte



Vista do Castelo de Montemor-O-Velho, sobre os campos de arroz
"Do Castelo à Boa Viagem", é a última da trilogia de crónicas em redor do Mondego. Começa em “Monte-mayor”, mais propriamente do alto do Castelo que domina os campos outrora bem mais alagadiços, no tempo em que o rio tinha o cognome de “Basófias” e no Inverno transformava os campos agrícolas num mar de água que rodeavam pequenas ilhas, como a Ereira, de todas a  mais fustigada.

As várzeas alagadiças são hoje mais controladas, face às obras que transformaram o rio, retirando sentido um pouco o sentido ao nome.

Montemor-o-Velho, com fortes raízes medievais,  com expoente no Castelo, sem dúvida o seu ex libris, é uma vila com um património histórico, arquitectónico e cultural bastante rico. A gastronomia é igualmente uma mais valia, com raízes históricas, sobretudo no que à doçaria conventual diz respeito. São célebres as espigas-doces que rivalizam com pastéis de Tentúgal e Queijadas de Pereira.



terça-feira, 17 de junho de 2014

Coimbra e região, Campos do Mondego - Parte I


Na presente edição optámos por ir à descoberta de percursos cicláveis pelos campos do Mondego, intercalando natureza e história, numa viagem entre Coimbra e a Figueira da Foz, optando no regresso por recorrer aos comboios da CP.

Da grande zona ribeirinha que é a grande planície aluvial, de grande riqueza agrícola, vulgarmente designada por Campo ou Campos de Coimbra e que compreende parte das sub-regiões de Soure e Montemor-o-Velho, até ao Mondego encontrar a foz, onde, para norte e para sul, nasce o pinhal que se desenvolve pelas frondosas matas de Quiaios, de Lavos e do Urso, e as praias da Figueira e da Tocha, a nossa viagem de hoje irá terminar na vila de Pereira.
Com o Mondego por referência, o percurso iniciou-se no Choupal, mata plantada no século XIX para impedir o contínuo amontoar de areias nos terrenos de cultivo, e estendeu-se na visita ao Palácio de São Marcos, nas imediações de São Silvestre, bem como pela passagem pelas vilas de Ançã, Tentúgal e Pereira.

Choupal de São João do Campo
Até chegar a Coimbra o rio corre ladeado por encostas escarpadas até à Portela, onde se encontra com o Ceira, seu afluente. Na velha Aeminium a corrente das águas é sustida pelo açude, dando origem à formação de um belo e espelhado lençol de água que reflecte as nuvens, o casario e as pontes.

A Barragem da Aguieira e o Açude-Ponte de Coimbra, construídos nas décadas de setenta e oitenta do século passado, retiraram um pouco o sentido ao epíteto de Basófias, por nele correr pouca água no Verão e transbordar das margens no Inverno. Na baixa coimbrã, quando o Mondego galgava as margens, o acesso a algumas ruas apenas era possível de barco.

Voltando ao Choupal, mata de poetas e doutores, também de amores e desamores, perdido um pouco a sua áurea romântica do passado, é hoje local predilecto dos conimbricenses para a prática de desporto, seja a correr, caminhar ou a andar de bicicleta.


Deixando para trás a mata com os seus trilhos e recantos infindáveis, seguimos beira rio, após poucos quilómetros percorridos derivamos para o interior dos campos agrícolas  até ao Rio Velho  ladeado por novo choupal, entre São João do Campo e São Silvestre, por onde se circula agradavelmente.

Para chegar ao antigo Convento de São Marcos, passamos obrigatoriamente na vila de São Silvestre, de origens ancestrais, que iniciou contudo o seu desenvolvimento apenas nos finais do século XV, por influência da proximidade do Convento.

Ao cimo da povoação encontramos um solar brasonado, de construção setecentista. Remodelações efectuadas no edifício, no decorrer do século XX, tornaram-no numa sombra do passado, claramente distorcido, relativamente ao seu carácter original. Mantém-se apenas a porta da entrada, rasgada por vão de verga curva, com cornija.

Distando umas centenas de metros da povoação, o Mosteiro de São Marcos é obra de vulto na região, não encontrando paralelo.

Tendo começado a ser construída no século XV, da igreja inicial quase nada ficou. As obras iniciaram-se cerca de 1452, acabando por volta do decénio de 80, sabe-se que foi seu arquitecto Gil de Sousa, que já construíra o convento de Penha Longa.

A igreja conserva ainda um singular e magnífico conjunto de arte tumular existente em Portugal, documentando a sua evolução nos séculos XV e XVI.

Palácio de São Marcos, sobranceiro aos campos
A fachada actual é da época rococó e apresenta linhas elegantes de referente clássico, na frente desta estende-se para poente o largo e comprido terreiro de plátanos, em cuja entrada se levanta o alto cruzeiro de 1783.

O Mosteiro de São Marcos, é, sem dúvida, a obra de arquitectura com linhas mais elegantes e de erudição que encontramos nos campos do Mondego.

De São Marcos, é possível apreciar a deslumbrante paisagem dos campos agrícolas, bordejados por pequenas colinas, que raramente ultrapassam os 100 metros acima do nível do mar e se estendem no horizonte.


Os Campos de Coimbra, vista de São Marcos
Prosseguindo em direcção ao campo, optámos por seguir por uma pequena estrada asfaltada, contígua aos campos agrícolas, passamos primeiro por São Martinho de Árvore, mas o destino é Tentúgal, onde nos esperam pastéis e queijadas, e o famoso arroz de pato que por estas bandas é muito apreciado.

Mas Tentúgal tem mais que pastéis e queijadas. O seu conjunto de casario, com sardinheiras encostadas às paredes e um notável conjunto de edifícios dos séculos XVI a XVIII, dão à povoação um carácter de nobreza que se percebe, muito porque as construções modernas pouco desvirtuaram a herança do passado.

As referências mais antigas à vila de Tentúgal datam da primeira reconquista cristã, nos anos de 954 e 980. O facto de aqui ter nascido o conde D. Sesnando, primeiro governador de Coimbra depois da reconquista de 1064, confere-lhe notoriedade. D. Sesnando era, ao mesmo tempo, senhor de metade da vila, por herança de seus pais, e desempenhou papel bastante importante na reconquista.

Tentúgal, casa setecentista
Mas não podíamos deixar Tentúgal resistindo aos deliciosos pastéis, até porque é importante a reposição de açúcar, assim a combinação de um pastel com o café foi inevitável.

Novamente a pedalar, atravessámos o campo em direcção ao rio, com destino à vila de Pereira, a que D. Dinis deu foral em 1282, tendo posteriormente obtido o foral manuelino a l de Dezembro de 1513.

Encontramos na vila de Pereira um conjunto de edificações civis e religiosas de assinalável interesse das quais se destaca a igreja da Misericórdia e a casa do celeiro dos Duques de Aveiro, mas mais do que casas brasonadas, a gentes da vila orgulham-se de ostentar como verdadeiro brasão o título de “lavradores”  que davam a si próprios em virtude do seu labor pelo trabalho agrícola e de pastorícia.


Pereira, igreja da Misericórdia
Em Pereira é obrigatório provar as vetustas queijadas, com elevada percentagem de queijo, ou as “barrigas-de-freira” oriundas do Real Colégio das Ursulinas, transferido para Coimbra em meados do século XIX.

Terminamos com uma incursão pelo Paul de Arzila, irrigado pela Ribeira de Cernache. O Paul está classificado como Reserva Natural. São muitas as espécies raras, em vias de extinção, que encontram abrigo neste habitat húmido. Lá se podemos encontrar aves como a garça vermelha, a garça real, a cegonha branca, entre outras.

O regresso fez-se de comboio, de Arzila até à estação de Coimbra B, com as bicicletas estacionadas no compartimento que lhes está adstrito, uma viagem calma, rápida e confortável nos comboios da CP, facto que deve ser elogiado, lamentando-se apenas que tal não se verifique nas linhas do Douro e Minho.