quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Caminho Português de Santiago pela Costa

Ligação Aveiro - Porto, 101 km registados
De Aveiro ao Porto pela costa.

O desencontro de datas impediu que neste Verão pudesse fazer os Caminhos de Santiago em bicicleta, como tem sido hábito desde 2008, com o Joaquim Tavares e o José Botelho, apenas com um interregno entre 2010 e 2011.

No entanto, não consegui resistir a uma forte vontade de seguir as setas amarelas, a partir de um qualquer lugar.

Surgiram duas hipóteses, iniciar a 27 de Setembro a “Via de la Plata”, a partir de Salamanca, cidade irmã de Coimbra, ou, não querendo rumar para tão longe ir até à Invicta e conhecer o Caminho da Costa.

Ciclovia da Cortegaça
Optei pela segunda e, a 10 de Setembro, na companhia do amigo João Paulo Simões, tomámos a direcção do Mosteiro de Santa Clara-a-Nova, em Coimbra, onde adquiri e carimbei a credencial de peregrino.

No entanto, oficialmente apenas comecei a fazer o Caminho da Costa, a partir do Porto, no dia seguinte.

Rumámos até Aveiro, estacionando o automóvel próximo da estação de caminho de ferro, onde montei a bicicleta, desta vez não me esqueci da roda em Coimbra!



Senhora da Pedra
A partir de Aveiro e ao longo da ria, iniciámos um passeio pelo litoral, pedalando pelas ciclovias existentes e aproveitando para visitar algumas praias: Furadouro, Cortegaça, Esmoriz, Espinho, Senhora da Pedra, Afurada, Gaia e finalmente o Porto, sempre "escoltado" pelo João Paulo,  com grande inveja de não me poder continuar a acompanhar, por razões profissionais,



Como não tinha reservado alojamento, pensei que teria de me dirigir o quanto antes à Pousada de Juventude, mas ainda subi à Sé, seguindo as setas amarelas, para carimbar a credencial, e marcar o início oficial do Caminho de Santiago pela Costa.

Gaia/Porto, final do 1.º dia de ligação.
Não posso deixar de fazer um apelo à Câmara Municipal do Porto, pedindo o melhoramento da sinalética para Compostela. Sei que aos peregrinos não se dá grande importância, mas como também há muitos turistas que igualmente fazem os Caminhos a partir do Porto, talvez esses sejam objecto de maior atenção. Mesmo por uma questão de imagem, como está tão em voga dizer-se.

Na pousada da juventude ainda houve tempo para fazer alguns amigos, das Canárias, do Brasil e da Irlanda. Ter de cozinhar "raviolli" não teve a mesma graça que no ano de 2013, onde preparei massa com atum para a minha pessoa, para o José e para o Quim.

1.º dia no Caminho Português de Santiago pela Costa, a partir do Porto.



Senhor do Padrão ou Senhor da Areia  - Matosinhos
Logo que iníciei a 1.ª jornada, encontrei os primeiros peregrinos, ainda na Foz. Fui pedalando de forma pachorrenta, não tinha ninguém à minha espera, nem o Quim e o Aguiar a puxar por mim, e assim fui desfrutando do ar e da indiscutível beleza da paisagem marítima.

Depressa cheguei a Vila do Conde, mesmo com imensas paragens para captar algumas fotos, indispensável reabastecimento e entabuar conversa com um ou outro peregrino.






Vila do Conde
Até Vila do Conde tudo estava a correr muito bem, mas a confusão e inexistência de um critério bem definido na sinalização do Caminho fizeram-me perder tempo precioso e andar por voltas desnecessárias.

Mas, mais grave que a ausência de sinalética é a sua péssima colocação, ainda para mais numa cidade com história inquestionável no âmbito do fenómeno das peregrinações a Santiago.


Ainda em Vila do Conde, para ajudar à festa da “sinalética”, um furo e um raio partido também me subtraíram tempo precioso.


Fão, foz do Cávado
Mas, depois de passada a ameaça da chuva, lá prossegui para a Póvoa, depois até Esposende, onde fui dar à “Propedal”, do Sr. Manuel Rocha, grande amigo e conhecedor dos Caminhos, principalmente o da Costa, sobre o qual tem realizado meritório trabalho. Bem haja amigo Manuel Rocha e assim continue.

Colocado o raio e desempenada a roda, o amigo Manuel Rocha aconselhou-me a pernoitar no Albergue das Marinhas, pertença da Cruz Vermelha, onde fui extremamente bem acolhido pelas jovens voluntárias. No albergue apenas se encontravam alojados um casal de holandeses e um peregrino proveniente do Porto, também a viajar de bicicleta.


Esposende

Poucos quilómetros efectuados neste dia, apenas 67, o que envolverá compensações obrigatórias, ao plano inicialmente traçado, de pernoitar em Viana do Castelo, no final do 1.º dia de Caminho.


Sem comentários: