quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Aldeias do Xisto

Manto de neblina sobre a Lousã

Os serviços meteorológicos prognosticavam um sábado de sol radioso, no entanto a manhã, para os lados da Lousã, apresentava-se fresca, cinzenta, com muita neblina, ameaçando até alguma chuva. Nada, porém, que pudesse obstar a um bom passeio de bicicleta...








Terreiro das Bruxas

Viajámos desde Coimbra no jipe do Joaquim, em Cacilhas iniciámos a subida de bicicleta, pela antiga florestal, em direcção ao Terreiro das Bruxas e à Casa do Guarda, com o fim de visitar e captar imagens das Aldeias do Xisto.
Casa do Guarda
Assim, percorridos poucos metros desde a Casa do Guarda, abandonámos a antiga florestal, outrora em terra e com mais encanto, para nos direccionarmos para o Casal Novo e Talasnal...





Panorâmica da aldeia do Talasnal 

No Casal Novo apenas observámos de passagem, seguindo de imediato para o Talasnal. 

À conversa com um dos seus habitantes, este queixava-se que algumas marcas de "cosmética" começam a surgir no Talasnal, contrariando um pouco a graça original do conjunto edificado. Referiu ainda que por vezes a reconstrução nem sempre é condizente com a matriz original. Nalguns casos, afirmou, nem a volumetria estaria a ser respeitada. Não me pareceu, contudo admito, que a acontecer, tenha muita pouca expressão.



Casa Típica, Talasnal 

Um aspecto que me pareceu poder vir a ser melhorado tem a ver com o maior incremento de sinalética permitindo uma melhor visualização da Serra. Sem dúvida que uma maior aposta deverá ser direccionada para a eficaz sinalização de mais rotas pedonais e cicláveis, por trilhos que a serra tem para oferecer.
Serra da Lousã - Estrada Florestal 
Do Talasnal continuámos o passeio em direcção a Gondramaz, evitámos Vaqueirinho, guardada para uma próxima visita e seguimos novamente para a florestal que havíamos abandonado.





A cumeada da Serra da Lousã

Subimos mais um pouco até à cumeada da serra, por onde pedalámos, até alcançar a descida para Gondramaz. 

De Gondramaz, saímos numa estonteante descida até Pereira, povoação do concelho de Miranda do Corvo, onde nasceu o grande republicano e socialista José Falcão.

E, foi precisamente na casa onde nasceu este grande vulto do republicanismo português, que fomos recebidos pelo Jorge Falcão e Arménio Gadanha, na Loja do Sr. Falcão, onde acabou por decorrer um momento de conversa bastante interessante, com pão, presunto acompanhados por um excelente vinho.


Os castanheiros em Gondramaz 

Gondramaz

A Loja do Sr. Falcão é um espaço singular, carinhosamente mantido pelos descendentes do antigo dono, aqui se pode conviver com a presença de marcas do século passado expostas no seu interior.


Primeiro encontramos a antiga mercearia, do outro lado das portas de vai-vem a taberna, igualmente com as marcas do passado bem presentes. 


`Mercearia
Um pequeno terraço exterior e uma ampla sala envidraçada, aproveitando o espaço da arrecadação de alfaias agrícolas, agora transformada permitem a acomodação de maior público, que assiduamente marca presença, sobretudo ao fim de semana, em interessantes iniciativas de âmbito cultural diverso, seja de cariz musical, exposições, palestras, e outras, capazes de prender a atenção de um público heterogéneo. 

Fica a sugestão para uma visita, vale a pena.
















Sem comentários: