segunda-feira, 3 de março de 2014

Bicicletas nos comboios, resposta à CP


As linhas do Douro e Minho têm um potencial a desenvolver que a CP se "recusa" a encarar com visão estratégica responsável.

Relativamente à circulação de passageiros, acompanhados de bicicletas, nas já citadas linhas do Minho e Douro, a CP tem a dizer o seguinte:

-“Devido às características do material circulante que efetua o serviço Regional/ Inter-regional nas linhas do Minho e Douro, e não existindo de modo algum condições para o transporte de bicicletas, não é autorizado o seu transporte sendo que o mesmo só se destina ao transporte de passageiros.”

Na sequência da reclamação por mim efectuada e que já dei conta neste espaço, passo a contra argumentar:

-As linhas do Minho e do Douro podem transportar-nos a destinos de enorme interesse para a prática do cicloturismo que, felizmente, começam a ser muitos no Norte do País.
O investimento, com dinheiros públicos, que tem sido efectuado, e bem, na criação de ciclovias, nomeadamente através do aproveitamento das antigas linhas de caminho de ferro merecia da parte da CP outra atenção e operacionalidade, tendo em vista o usufruto que a oferta turística proporciona.
As antigas linhas do Corgo, Tâmega e  a ciclovia entre Viana do Minho e Ponte de Lima, são alguns locais a que se podia aceder utilizando as composições da CP e que no presente não é possível.
O regresso desde Vigo para quem peregrina a Compostela de bicicleta é igualmente inexequível.
Não seria adequado a CP criar oferta estratégica diversificada no âmbito da promoção turística nacional, divulgando locais de interesse e produtos turísticos regionais com interesse nacional e internacional? Com certeza que sim, porventura em colaboração com as Regiões de Turismo e a pensar num determinado público-alvo, através de acções promocionais.

A utilização do comboio como transporte ideal para aceder a locais de inegável interesse turístico, será, por certo, boa política.

2 comentários:

migtex disse...

Como é que regressou de Santiago para Portugal?

AJSoares disse...

Bom dia, de Santiago viajamos de comboio até Vigo, onde pernoitámos.
No dia seguinte pedalámos pela costa de Vigo até A Guarda, passando por Baiona, sempre junto ao mar. Daqui apanhámos o ferry para Caminha. Felizmente que o motorista da rede de expressos da Transdev autorizou que viajássemos com as bicicletas, depois de desmontadas e embaladas em cartão. Uma loucura de fim de Caminho. Mas tudo correu bem, atá saiu mais barato e confortável que no comboio, embora continue a preferir viajar no dito.