sexta-feira, 1 de novembro de 2013

De Alvaiázere a Coimbra, pelo Caminho Português de Santiago


Casa em ruinas 
Sábado, 26 de Outubro de 2013, resolvi tirar as duas rodas à bicicleta e acondicioná-la no 500. Objectivo, ir até Alvaiázere e percorrer, por Terras de Sicó, o traçado do Caminho Português de Santiago, Fátima no sentido inverso,  aproveitando ao máximo o magnífico dia de sol, último de 2013 com hora de Verão.

Amarelo para Santiago e azul Fátima
Tenho apenas que lamentar o facto de só ter começado a pedalar pelas 12:45, hora em que saí de Alvaiázere, depois de me alimentar apenas com uma sanduíche e um sumo de fruta, manifestamente insuficiente face aos quilómetros que teria que efectuar.

Para começar, fui obrigado a subir até próximo de Ansião, a paisagem melhorou à medida em que me fui aproximando desta vila, onde cheguei percorrendo apenas 14 km. 

Ponte da Cal - Ansião
Ansião, vila com história, tem como patrona a Rainha Santa Isabel, na breve passagem assinalo a velha Ponte da Cal, de inquestionável interesse.

Depois de em Ansião ter almoçado uma excelente sande de lombo com alface e uma cerveja sem álcool, por apenas € 3,00, voltei ao Caminho, deslumbrante na sua paisagem, entre muros de pedra, oliveiras e carvalhos, aqui e ali com a presença de rebanhos de ovelhas, vigiadas pelos seus pastores.


Próximo de Cernache, o Sr. Abel e esposa
Antes de chegar às proximidades do Rabaçal, foi incontornável ter que passar um caminho repleto de água, onde, por sorte madrasta, molhei os pés contra minha vontade.

Segui depois até à Fonte Coberta, passei ao lado do Rio de Mouros, já com água, até chegar a Conímbriga, Cernache e finalmente Coimbra.  68 km. foi o total da distância percorrida, principalmente por Terras de Sicó, num passeio surpreendente pela sua beleza natural.

Sem comentários: