domingo, 29 de setembro de 2013

Caminho Português - O Regresso

Vigo, 04 de Agosto de 2013.

Praia do Samil - Vigo
Magnífica jornada, a impossibilidade de transportar as bicicletas no comboio, a partir de Vigo, determinou que optássemos por dormir nesta cidade, onde chegámos por volta das 22:00 horas. O adiantado da hora remeteu-nos para uma pensão bem modesta onde desembolsámos a módica quantia de €15 pela  dormida! A hora tardia não impediu uma breve incursão pela noite de Vigo. Enquanto o Aguiar se  ficou pela pensão, servi de cicerone ao Joaquim Tavares, menos familiarizado com a cidade.

Pela manhã, bem cedo, iniciámos o percurso pela costa, que nos iria levar a Caminha. O Aguiar ora seguia na dianteira ora se atrasava, numa cadência ditada pela câmara fotográfica e pela roda de trás que estava sempre a exigir ar.

Baiona
Reagrupámos em Baiona para o pequeno almoço, onde a distracção da empregada da cafetaria ignorou o pedido do Aguiar que em legítimo acto de protesto resolveu arrancar. Apenas nos viríamos a encontrar em A Guarda.

O excelente dia de Agosto permitiu que usufruíssemos de um magnífico passeio, ao longo da costa, sempre em zonas cicláveis, e, a partir de Baiona, por ciclovia.

A incursão por Baiona foi premiada por uma pequena actuação de um grupo etnográfico local, de que aqui deixo um excerto da actuação.

Fortificação - Baiona
Continuando pela costa, ainda pensámos em dar um mergulho, mas a incerteza de encontrar transporte para o regresso fez-nos mudar de opinião.

Melhor que quaisquer palavras as imagens ilustram a jornada, que nos agradou bastante, quer pelo ar que respirámos, quer pela beleza da paisagem.

Em A Guarda reagrupámo-nos de novo e aproveitámos para a tradicional tapa e a correspondente cerveja. Esperámos cerca de uma hora pelo ferry que nos atravessou para Caminha.

De imediato nos dirigimos para o apeadeiro da CP, mas em vão, porque por duas vezes nos foi recusado o transporte das bicicletas no comboio.

Uma vergonha, em lugar de incentivarem os utentes a utilizar o comboio mais parece que pretendem o contrário. A CP, que proíbe o transporte de bicicletas nas linhas do Douro e Minho, quando, pela natureza das regiões, teriam que incrementar e incentivar o uso do comboio. Verdadeira estupidez e "tacanhesa" portuguesa, enfim, somos ricos...

A viagem para Coimbra foi de autocarro, para o efeito fomos obrigados a desmanchar e embalar as biclas. As pobres coitadas no fim de tanto tombo que levaram nos Caminhos, nem lhes foi permitido descansar convenientemente, as burrinhas, tão bem que se portaram, excepto a do Aguiar que é mais teimosa e obrigou o dono a periodicamente dar à bomba a partir do quinto dia, mereciam um tratamento mais cuidado, próprio de majestosas éguas.


  Clique para ver


1 comentário:

Mário Marques disse...

Boas, vocês sabem informar se é possível regressar de comboio desde santiago até vigo com as bicicletas? Obrigado e um grande abraço.