domingo, 23 de junho de 2013

Rio Mondego -Trilho Ribeirinho

A freguesia de Torres do Mondego, no concelho de Coimbra, oferece-nos um conjunto de opções para quem goste do turismo da natureza. Bafejada pela sorte que lhe trouxe o rio Mondego a seus pés,  é coberta por farta mancha florestal, onde se se inclui a Mata Nacional de Vale de Canas, local aprazível com algumas espécies arbóreas centenárias,  começa a agora a deixar para trás os prejuízos incalculáveis do incontrolável incêndio de 2005 que deixou Coimbra a arder. O coração da Mata estende-se por cima das encostas que descem sobre o rio, numa ligação interrompida pelos lugares de Vale de Canas, Casal da Misarela, Torres do Mondego e pela Estrada Verde, que flanqueia o Mondego, na sua margem direita, entre Coimbra e Penacova.
Existe ainda muito trabalho para efectuar, sobretudo na desmatação de caminhos, no aproveitamento de muitos lugares de interesse paisagístico que a natureza oferece. 
Neste âmbito apraz registar e enaltecer o trabalho pensado e projectado pelo geógrafo João Paulo dos Reis Simões e corporizado pela Junta de Freguesia de Torres do Mondego, de que resultou o Trilho Ribeirinho, exemplarmente descrito na imagem que abaixo se mostra. 

FotosTorres do Mondego-Trilho Ribeirinho, Praia Fluvial e Vale de Canas

Link do Trilho


Nota: Para melhor visualizar o percurso pedestre, aconselha-se a guardar a imagem, e fazer zoom

Sem comentários: