terça-feira, 9 de abril de 2013

Caminho Português de Santiago - III

Quinta Feira, 2 de Agosto. Penude, Lamego - Parada de Aguiar.
Após uma merecida noite de repouso no albergue na sede da Junta de Freguesia de Penude, prosseguimos por Lamego, neste terceiro dia, com espaço para fotos e compra da tradicional bola, e tempo para apreciar os vinhedos do Douro, paisagem verdadeiramente estonteante.


Sé Catedral de Lamego
Atá chegar à Régua, fomos serpenteando por entre as vinhas do Douro, cenário deslumbrante e caminho difícil.
Magnífica descida Lamego/Régua
 
Na Régua, o almoço junto ao rio, na ementa com bola de Lamego, conservas de atum e fruta diversa e suculenta, entretanto adquirida no Mercado Municipal da Régua, junto com o refrescar nas águas do Douro,  foram um bom embalo e retempero de forças para enfrentar a longa subida até Vila Real.
Nas margens do rio Douro
Ao sair da Régua, aconteceu um pequeno percalço, reparei na ausência da mochila, assim, enquanto o Quim e o Zé Botelho seguiram pela N2, por Santa Marta de Penaguião, voltei ao parque, onde, felizmente consegui encontrar a mesma, como me atrasei um pouco, decidi optar por um itinerário  diferente, acompanhando a rota do Vinho do Porto, parte inicial, por Alvações do Tanha.
Pela "Rota do Vinho do Porto"
Em Vila Real, não fora insistência do Aguiar e por ali teria ficado, na medida em que me encontrava um pouco esgotado. Contudo a decisão de prosseguir os restantes 25 km até Parada de Aguiar, foi a mais acertada, onde cheguei pelas 22 horas e alguns minuto. 
Jantar no albergue de Parada de Aguiar
À pausa para o relaxante duche, no excelente albergue de Parada, seguiu-se um magnífico "Cordon Bleu" com esparguete, prémio merecido no terminus de uma dura e excelente jornada. 

Sem comentários: