sexta-feira, 12 de julho de 2013

Mobilidade - vias cicláveis em San Sebastian e o caso de Torres Vedras com as "Agostinhas"

Aqui deixo dois links que testemunham magníficos exemplos de qualidade de vida urbana em Portugal, na cidade de Torres Vedras e em Espanha, na cidade de San Sebastian. Infelizmente são que não encontram eco em Coimbra, onde, através do "Programa Civitas", os responsáveis locais perderam uma excelente oportunidade para ser bem mais audaciosos, candidatando a cidade à reformulação de arruamentos adequados à actualidade, com a introdução de ciclovias, onde os ganhos com a mobilidade sustentável seriam notórios. Peço que me desculpem, mas existe uma nítida falta de visão de pensar a Cidade.
Em Torres Vedras deve enaltecer-se a iniciativa da Câmara Municipal, ousada, sem dúvida uma iniciativa muito feliz.
Desde 2008 que venho reclamando, sempre que me é dada a oportunidade para estar próximo de alguém responsável, para uma iniciativa parecida em Coimbra, que acredito muito beneficiaria os cidadãos da nossa urbe, bem como aqueles que nos visitam, principalmente agora que tanto se fala de Coimbra Património da Humanidade, parece que só agora, em 2013, é que despertou para iniciativas estruturantes, ao fim de quase duas décadas e meia. Neste "botar de faladura" apenas ganhei ser considerado tolinho por uns e ignorante por outros, cabeças pensantes da nossa Praça, que mudam de opinião em função de conveniências, sobretudo que tragam benefícios mediáticos.
Enquanto isso as poucas vias cicláveis, construídas, vai para 15 anos, encontram-se em estado lastimável e de perigosidade. Enfim...

As Agostinhas em Torres Vedras



O Programa "Civitas" em San Sebastian 

Ciclovia em San Sebastian

Sem comentários: